quarta-feira, 28 de maio de 2014

Fofocas de buteco.

Nos últimos dias, algumas pessoas se mostraram curiosas em saber se me incomodei com um pequeno parágrafo que me coube no livro publicado por um garoto na busca narrar a rebeldia sem causa da juventude nada assustadora dos anos 90 na Pequena Alegre (da qual fiz parte).
Ao que me diziam, o apelo comercial do livro quereria dar uma ideia de udigrudi drogadito, buscando certa narrativa beat adaptada para a nossa caretinha, medrosa e comportada Porto Alegre. Fiquei surpresa em ser citada, pois eu nunca fui dos grupinhos fantasiados de ingleses ou nova iorquinos ou seja lá o que era. Nunca fui de jogar purpurina em líderes de torcida, tanto que nem fui convidada pra sessão de autógrafos e tal.
Como em geral não tenho na minha biblioteca publicações que nos citem, a não ser quando os autores me presenteiam, pensei em adquirir o livro. Sem tempo, ia ver isto semana que vem e pediria ao autor que o autografasse :)

Até que ontem, uma pessoa bem simpática que me conhece mas eu não o conhecia, como é normal, tocou no assunto sem qualquer ar de fofoca como haviam feito os dois ou três primeiros  curiosos. Talvez porque não é daquele tempo e não reside na província, então era um cara leve que estava de fato curioso com a agressividade do parágrafo, onde eu e o André Arieta somos citados com certa amargura.
Diante da minha surpresa, ele comentou sobre o cuidado do autor em só colocar meu nome inteiro em seu blog, não no livro de papel. Então, sem que eu pedisse, me enviou a reprodução de um pequeno texto agressivamente juvenil, cheio de adjetivos que deixa ver um rancor guardado há tempos, onde figuramos eu e André como duas personagens superficiais e fantasiosas que saíam às ruas em busca de confusão por nada mais interessante a fazer.
Entendi que é um livro de ficção ou seria algo como "licença poética" pra dar um tempero às rotinas de um bar onde jovens se divertiam com a certeza de que faziam o movimento cultural da cidade pegar fogo mais do que no passado e como nunca no futuro.
Jamais fui alguém importante naquele mundo, eu tinha um filho e tinha que trabalhar e ser séria de dia, então duvido que o modelo narrativo degradante seja destinado somente a mim e que minha passagem seja relevante para que o livro funcione. Suponho que a opção pelo documento ficcional também caiba ao grupo de amigos do escritor, só que para eles sobrariam confetes. E pensando bem, se a ideia é descrever um lugar e seus frequentadores pelo olhar de alguém que tava doidão ou para impactar, não dá pra esperar que seja tudo verídico. Já li muitas biografias roquenrou e beatniks e sei que há por aqui uma tentativa de incorporar o estilo, é um tendência.

Enfim, estou aqui divagando, mas não tenho uma opinião muito formada pois me pareceu uma fofoca pra vender blog. Considerei, na verdade, que a mágoa maior é de fato com o André Arieta, algo ferino que começa falando mal de mim mas demonstra a tentativa de agredir a ele.
Hoje, o André coordena uma graduação e uma pós graduação que ele mesmo planejou numa faculdade de cinema em outro Estado e não está nem aí faz horas pras pequenices e najices do udigrudi de vitrine em petite poá. Por isto, não achei que seria o caso de comentar com ele quando nos reunimos logo depois, pelo skype, sobre um novo trabalho. Não me pareceu que se interessaria por alguma fofoca a seu respeito aos 23 anos, mas sim por alguma crítica adulta sobre seu trabalho como um homem de 42.

Achei curiosa a mágoa, pois o mesmo garoto que escreveu o livro a nos repudiar, fez um teste de elenco para um longa do André, rodado entre 2007 e 2009 que, de certo modo, tem o mesmo tema, só que uma proposta mais psicológica, deixando na obra uma clareza de que o meu ex-marido e ainda sócio é um cara bem coerente, que se aprofunda e vai bem em sua carreira, longe daquele pobre coitado descrito no tal livro.
Enfim, o rapaz foi super bem tratado pela equipe do filme do André com direito a ótimas matérias em grandes veículos, um circuito independente legal e etc. O cachê era pequeno, claro. Tínhamos um magérrimo orçamento de 300 mil pra um longa, mas todos super bem tratados, alimentados, motorizados, essas coisas.
Tivemos cenas juntos, laboratórios, ensaios, mas convivi pouco com este escritor ao longo do filme, pois sou super na minha e morava mais pelo Rio que no sul na época. Contudo, eu era muito atuante em 3 departamentos do filme e sabia que esse moço era muito querido e respeitado pelo André, tratado com toda a atenção pelo assistente de direção mesmo quando ele foi um tanto frio com o filme após o lançamento.

Agora, a respeito de mim e do André como jovens nos idos anos 90, nós eramos muito unidos e na nossa banda o "líder" era ele, que compunha e organizava as gravações, cuidava do caixa. Eu ficava responsável pela divulgação, mas não era centro de nada e nem sabíamos sobre tais invejas, pois eramos tri felizes nós e os demais integrantes.
Sobre nosso bar, que era uma produtora também e um espaço de vender zines e demotapes, nós fechávamos bem mais cedo que os outros, então quando saíamos de lá, cansados, nós íamos pra casa ficar com nosso filho pequeno, ou íamos dançar nos bares de amigos e conhecidos (como o lugar que rendeu o tal livro) ou íamos pra outra jornada de trabalho, já que muita gente nos contratava pra gravar em vídeo shows de outras bandas.

De resto, o bar que gerou o tal livro era pra nós um espaço que gostávamos porque ali fizemos shows da nossa banda, eventos de cinema (inclusive uma mostra em homenagem ao ator David Camargo) e lançamentos de um dos zines que a gente publicou por aqueles anos e talvez isto sim fosse uma memória relevante quando se fala da cena naqueles tempos. E, claro, a gente dançava, encontrávamos amigos e gastávamos bastante grana.
Sim, vi barracos, vi meninas rolando a escada em puxões de cabelos, brigas, os donos do bar estressados, mas em nosso espaço, embora menor e mais calmo, também tínhamos momentos complicados, porque nós estávamos trabalhando enquanto os outros se divertiam e, por vezes, bebiam demais.
Nunca fui essa pessoa descrita pelo autor do livro, gruppie a sair em busca de baixarias noturnas. No trabalho, eu já era na época "polêmica" (acho tão tola esta definição) por não puxar o saco de ninguém, defender meus pontos de vista com certo radicalismo, e não temer portas e caras fechadas, como todos sabem inclusive por este blog. Isto me trouxe alguns inimigos, bem como o fato de eu ser muito séria quando estava em nosso bar, porque o espaço tinha sempre exposições e preservar obras em meio a bebedeiras de bar é complicado.

Uma hora eu vou ler todo o livro e a versão blog e descubro se o ranço pessoal é só conosco. A meu ver, deve ser apenas estética, um trejeito literário, por assim dizer e, a princípio, perdoo o blog e o livro.
Cada qual faz a obra que merece e consegue, seja ela para o bairro ou relevante para a história do seu tempo. Cada qual escolhe e aborda o seu tema conforme sua própria ética, por particular lógica de sua memória e pautado pelo seu modo de viver e querer ser útil ou não.
Que venda bastante e ganhe muitos trocados. Vou ali ganhar a vida ;)

Paz e Gentileza \o/
biAh weRTher

Nenhum comentário:

Postar um comentário