sexta-feira, 15 de julho de 2016

No meu país

No país onde vivo, é rotina acordarmos com notícias de que jovens gays foram sequestrados, torturados e barbaramente mortos. No meu país, vários religiosos seguidores de pastores extremistas festejaram o ataque à uma boate em Orlando há algumas semanas, onde dezenas de pessoas foram mortas. Para eles era a justiça divina.
No meu país, é comum sabermos notícias a respeito de grupos fora da lei, pagos por latifundiários que assassinam crianças indígenas.
Em meu país, cresci sabendo que grupos paramilitares atacam com armas de fogo, na calada da noite, grupos de crianças sem teto, enquanto dormem sem pai nem mãe. E turmas de jovens de boas famílias assumem a identidade dos piores espectros, ateando fogo nos corpos famintos, desenganados dos moradores das rua
No meu país, a polícia é treinada para desconfiar de pessoas negras, pobres ou que não ostentam riquezas, sequestrando e assassinando friamente todos os dias pais que estão voltando do trabalho, mães que saíram pra comprar o pão, crianças que brincam diante das suas casas humildes, jovens que estão voltando de uma festa simplesmente porque são jovens cheios de vida, assim como os meninos ricos da sua idade a quem são reservados mais direitos.
No país onde vivo, em nome da religião, muitos líderes da política e da igreja incentivam seus seguidores a acreditar que as dezenas de estupros - muitos deles coletivos - sofridos pelas mulheres são culpa das vítimas.
O país onde nasci é um dos países mais inseguros, cheios de preconceito, fundamentalistas e agressivos do planeta.
No meu país, há centenas e centenas de grupos organizados para massacrar cidadãos ou mesmo templo de religiões diferentes da sua crença, na calada da noite, disseminando medo e terror.
Por isso, quando vejo os atos terroristas que estão ocorrendo no mundo, não me sinto distante, não me sinto num país de mais sorte, não acredito que o lugar onde vivo está livre de uma guerra santa.
O país onde vivo, amo, trabalho e tenho sonhos é mais um lugar perigoso, que sangra devastado, onde terroristas atacam inocentes; onde o o ódio é disseminado em nome do poder, 
das riquezas e de um Deus que pode ser o signo de muitos pesadelos.
Amém.
]bw[

Nenhum comentário:

Postar um comentário