sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

O VÍDEO MAIS INGÊNUO DA CLARICE FALCÃO

Estava escrevendo um texto sobre o clipe da Clarice Falcão, que deixou tantas pessoas com ódio dela, mas sou demorada. Então vou postar aqui uma compilação de impressões que escrevi pra algumas pessoas que, sabendo do meu trabalho com nu, vieram me perguntar o que achei do vídeo.
Primeiramente, quero dizer que se você não conhece o trabalho e a relevância da Clarice entre jovens, talvez não tenha entendido bem (embora eu ache que a simplicidade do filme descomplica o entendimento se você é uma pessoa envolvida com comunicação, arte, internet, desconstrução do moralismo).
Clarice, juntamente com seu ex namorido Gregório prestou um super serviço e seguiu sozinha e maravilhosa depois de se separarem. São pessoas livres, leves, esclarecidas, cultas e desmontam essa bobagem de que "essa nova geração é alienada e mimimi".
O trabalho deles com o Porta dos Fundos foi fundamental, é revolucionário no que se refere a usar a internet pra questionar o momento político moralista, carola, direitista, fascista do país.
Clarice é uma mina filha de pais intelectuais, me sinto à vontade com os discursos dela porque também cresci numa casa entre livros, informação e pensamento esquerdista.
Como toda a mana de hoje, ela defende o empoderamento feminino e debocha do medo que as pessoas tem da realidade, como por exemplo o medo do pênis e da vagina porque tentam nos obrigar a fingir que nosso corpo é vazio no meio das pernas.
Dado o contexto, vamos ao clipe.
É um filme claramente debochado e ao mesmo tempo complexo em sua simplicidade infantil,
Sim, não é imoral, mas bem infantil o modo como a equipe criativa retratou a nudez.
Quem conhece o trabalho dela, sabe que a estética da Clarice incomoda as pessoas que ainda estão muito ligadas em explicações acadêmicas para a arte. Ela irrita sobremaneira aqueles que consideram imprescindíveis os vibratos e as superproduções. E por outo lado, o clipe incomodou muito quem faz e pensa vídeo clipe do mesmo modo como tecnicamente se contróem os filmes de casamento. Ou seja, você tem que usar um padrão e você tem que fazer uma vitrine de equipamentos e softwares.
De todas as raivinhas que li sobre o clipe a que menos entendo é o choque com a exibição dos pênis e das vaginhas, já que a nudez ali está super natural, sem qualquer apelo erótico.
Aliás, aí está o mérito do vídeo.
Ela mostra órgãos sexuais com tanta naturalidade e infantilidade que ninguém sente tesão e, pra mim, é por isso que irritou a galera que prefere mulher pelada chupando a barriga no comercial de cerveja e paus agressivos em cenas machistas de filmes pornô.

Um beijo.
biAhweRTher

Nenhum comentário:

Postar um comentário