sábado, 15 de abril de 2017

Beco do Batman

Peguemos dois pontos a respeito da arte no mundo contemporâneo:

Peguemos dois pontos a respeito da arte no mundo contemporâneo:

1) Arte de rua é tão arte quanto a arte de museu. Não adianta o leigo ou parte dos entendidos espernearem que sua reprodução na sala, dividindo espaço com a tela gigante de tv é mais respeitável. Não pague mico, você lacrimeja diante da obra do Basquiat, se masturba por Nova Iorque, então caia na real. A arte escapuliu dos espaços sagrados, limitados à alguns entendidos e colecionadores com tacinha na mão e um dicionário de sinônimos.
2) Seja nas novíssimas e diversas expressões, seja na arte clássica, a obra se separa do autor, como um filho sai da casa do pai, leve consigo uma herança ou uma porta na cara.
Ou seja, não é de arte que falamos quando um senhor toca tinta cinza sobre obras de rua, inspirado em um prefeito playboy, colecionador de relógios de ouro.
Quando alguém se desentende com um artista arrogante e cobre sua obra com tinta cinza, estamos falando de política e ignorância.
Nem os piores fascistas desconsideram a arte, é só ver os espólios de guerra. Quem depreda a arte são os extremistas religiosos, com sua política de fingir que a história pode ser apagada.
Por exemplo, Monteiro Lobato era racista, porém os mais lúcidos não entendem que sua obra deva ser queimada em praça pública num Fahrenheit 451 às avessas. Na história da humanidade encontramos artistas que serviram aos piores fascistas, há mafiosos e líderes religiosos medievais; outros abusaram de mulheres ou foram até assassinos.
Ou seja, se alguns artistas de rua se tornaram invasivos, você não muda sua relação com a sociedade, matando suas obras.
Você não coloca em julgamento a obra, entende? Ela é para discutirmos nosso estado de vida, de morte, de direito, de opressão.
A arte é a parte boa. o resultado, o espelho. A parte a qualidade, o preço do pincel utilizado; se o suporte é o muro ou a tela; o tema ou não-tema, o local onde está exposta, o discurso, a possibilidade de ser levada no bolso ou modificada pela chuva.
A arte é a discussão em vida e depois da morte.
Um beijo.
biAhweRTher

Nenhum comentário:

Postar um comentário